ESTÉTICA: Lentes de contato nos dentes são a nova moda entre famosos e anônimos

capa-vejasp-24661sorriso-grafico

Na busca por “sorrisos de artistas”, procura por tratamentos estéticos dentários aumenta  em até 300%.

Essa é a nova onda da estética odontológica: laminados de porcelana. São pequenas peças confeccionadas artesanalmente ou por meio de impressoras 3D, que custam entre 1 800 e 5 000 reais cada uma. Elas têm de 0,2 a 0,5 milímetros de espessura e são colocadas sobre o esmalte com cola especial, dente por dente.

Trata-se de uma estrutura definitiva, que raramente cai, e requer uma manutenção simples, como a limpeza. As mais finas, que não precisam de desgaste dental antes da colocação, são chamadas de lentes de contato. As mais espessas ficaram conhecidas como facetas têm no seu processo de confecção o desgaste dos dentes com brocas (o famigerado motorzinho).

A velocidade da busca pelo sorriso perfeito supera até a das intervenções estéticas no resto do corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em média, o número de operações como colocação de próteses de silicone e lipoaspiração tem crescido bem menos, a uma ordem média de 10% ao ano.

Esse tratamento, é preciso dizer, nem sempre tem a ver com saúde bucal, como aconteceu com outras modas do gênero. Há cerca de meio século, a tendência entre alguns grupos era enfeitar a arcada: nos anos 60, com capas de ouro, e, nos 80, por meio dos grillz, revestimentos metálicos popularizados pelos rappers. Neste milênio, houve quem buscasse repetir com raspagem o vão entre os incisivos superiores da cantora Madonna e da modelo Geórgia May, filha de Mick Jagger.

“As primeiras facetas, dos anos 2000, trouxeram a era da perfeição, refinada com as novas técnicas. É a tecnologia que pode fazer qualquer pessoa exibir um sorriso impecável e definitivo, como o das celebridades da televisão”

Quem decide fazer algum desses tratamentos deve se preparar para ter o rosto esquadrinhado. Calcula-se o espaçamento dos olhos, o tamanho do nariz, a cor da pele, e por aí vai. “A gengiva precisa ser paralela e rente ao contorno do lábio superior e, com a boca relaxada e entreaberta, os incisivos de cima devem ter exposição de 2 a 4 milímetros”…

Deve-se ficar atento somente que, um laminado mal aplicado pode provocar inflamação na gengiva. “A técnica é indicada, entre outras, para dentes com desgaste, com coloração bem manchada e no formato conóide (com ponta fina). Quem arrisca em fazer esse procedimento com profissionais não habilitados corre o risco de adquirir o “efeito Mentex”: os incisivos que ficam bojudos e brancos como a popular bala de menta.”

Procure um profissional habilitado para executar o seu tratamento de facetas ou lentes de contato.

Ficou curioso, tem o desejo de ter um sorriso bonito e saudável? A equipe da Clínica Novello possui os profissionais que poderão lhe avaliar e lhe indicar o melhor tratamento.

Faça uma avaliação e veja as reais possibilidades.

Fonte: Veja São Paulo Por: Ana Carolina Soares e Bárbara Öberg 

 

Comentários

Escreva um comentário