DICAS BÁSICAS DE SAÚDE BUCAL

QUANTO MAIS TEMPO COM A CÁRIE, PIOR.

As cáries podem fazer com que os dentes trinquem ou rachem. “Algumas vezes a cárie pode atingir inicialmente a dentina (parte do dente que fica abaixo do esmalte), porém, sem o suporte da dentina o dente acaba se fraturando”, explica a dentista. Para evitar esse tipo de problema, deve-se prevenir a cárie e consultar periodicamente o cirurgião-dentista, que vai identificar as lesões o mais precocemente possível para evitar as fraturas.

BRUXISMO TAMBÉM AFETA O SEU SORRISO.

O bruxismo é outra disfunção que pode fazer com que os seus dentes quebrem. Por ser uma atividade repetitiva da musculatura mastigatória, o ranger dos dentes e/ou ou impulsionamento da mandíbula devido à força empregada faz com que os dentes sejam pressionados uns contra os outros. Pode ser classificado como primário ou secundário, sendo o primário aquele no qual não há uma causa médica evidente, sistêmica ou psiquiátrica, e o bruxismo secundário é aquele associado a um transtorno clínico, neurológico, psiquiátrico, fatores iatrogênicos ou outro transtorno do sono. Pode ocorrer durante o sono ou quando a pessoa está acordada.

APARELHO ORTODÔNTICO ALÉM DA ESTÉTICA

A mordida cruzada é outra disfunção que pode acabar resultando em dentes trincados ou quebrados. Simplificando: o problema acontece quando a arcada dentária de cima não encaixa corretamente com a de baixo, ocasionando uma sobrecarga e um desgaste acentuado da estrutura dental. Essa disfunção pode causar diversos problemas, além de favorecer o enfraquecimento dos dentes, como um desenvolvimento facial inadequado. Para tratar esse problema é que são feitas a maioria das indicações de uso do aparelho ortodôntico.

ALIMENTAÇÃO IMPACTA DIRETAMENTE NA SUA SAÚDE BUCAL

O consumo excessivo de alimentos e bebidas cítricas também pode contribuir para o enfraquecimento dos dentes. Na verdade, eles podem causar um problema conhecido como erosão, que provoca o desgaste dentário, onde há uma redução na espessura do esmalte, expondo a dentina e causando uma alteração de cor,

da cor branca do esmalte para a cor amarelada da dentina.

DIETA SAUDÁVEL + HIGIENE ADEQUADA = O QUE VOCÊ PRECISA PARA MANTER SEUS DENTES SAUDÁVEIS

A principal dica para manter os dentes fortes e saudáveis é a correta higienização, no mínimo três vezes ao dia. Escolha uma escova de cabeça pequena e cerdas macias, creme dental com flúor e fio dental. A higienização da língua também é muito importante pois ali acumulam-se muitas bactérias. Reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar, doces e refrigerantes também ajuda. Priorizar uma dieta saudável, com leite, frutas, castanhas, legumes e verduras também é importante, além de, claro, consultar regularmente o dentista.

+ Adicionar nova categoria